Preconceito
As pessoas caem em doenças como a anorexia, acredita que para ser mais belas, devem ser mais magras. Acontece que magreza de mais faz mal. Não é por nada que o corpo "faz questão" de armazenar reservas em forma de gordura. Outro dos problemas que os padrões de beleza trazem é o "bulling" (exclusão social). Alguns indivíduos são selecionados pela sociedade e excluídos, exatamente por estarem fora dos padrões, normalmente relacionados à aparência.
Em primeiro lugar, para nós termos autonomia quanto ao conceito de belo, devemos deixar o preconceito. Não se deve tratar de forma diferente pessoas que estão fora dos padrões. Pelo contrário, deve-se elogiá-las pela coragem e personalidade, pois não é e nunca foi fácil mudar ou ser diferente da maioria. Em segundo lugar, nós necessitamos de estudo e leitura para estarmos aptos a refletir sobre o porquê dos padrões estéticos. Muitas vezem, é na história que achamos as explicações e percebemos que são muitas vezes, motivos bobos ou egoístas que trazem um costume tão frequente e respeitado hoje.
Os padrões de beleza trazem problemas para uma sociedade preconceituosa. O estudo e a leitura podem ensinar uma pessoa a pensar de forma mais independente sobre o conceito de beleza, e assim construir uma sociedade mais inclusiva e criativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário