Chá de Gengibre
O chá de gengibre (Zingiber officinalis) tem muito mais benefícios que possa imaginar. Tem um sabor relaxante, um pouco forte porém agradável que ajuda a baixar de peso e com manter uma a saúde estável.
Normalmente usado para aliviar dores de estômago, transtornos devido ao movimento ou febre de muio forte. Também é excelente para as náuseas e aquecer o corpo quando faz muito frio (estimula as mãos e pés gelados, extremidades que perdem calor com facilidade), sendo assim considerado uma erva quente.
Há uma crença entre as pessoas que consomem que ajuda a prevenir gripes e resfriados e acelera o processo de recuperação em caso que já esteja doente. A maneira mais suave de consumir é fazendo o chá.
PARA QUE SERVE?
Por que tomar chá de gengibre? O que ele tem de especial? Por muita gente é conhecido pelo rico sabor que dá à comida, graças às propriedades aromatizantes.
Mas vale saber que também é empregado como planta medicinal na medicina alternativa, por ter bastante vitaminas e minerais traz muitos benefícios para a saúde humana.
Vejamos alguns deles:
DIGESTÃO
Beber chá de gengibre melhora a digestão, pois favorece a absorção dos alimentos e evita que gerem dores estomacais ao ingerir de forma excessiva a comida. Também ajuda a controlar os arrotos, aumenta o apetite e libera ácidos gástricos que ajudam no processo digestivo.
VIAS RESPIRATÓRIAS E GARGANTA
Se sofre de alguma doença respiratória: asma, por exemplo, ou com alto acúmulo de catarro é recomendável que tome uma infusão de gengibre pois auxilia a se livrar dos incômodos do catarro no nariz e melhora a circulação de ar nos pulmões.
É muito bom para tratar alergias, principalmente espirros. Pode agregar limão e mel nesses casos, combinando propriedades essenciais desses três produtos que ajudam a melhorar os incômodos gerados na garganta pela gripe.
INFLAMAÇÃO
Geralmente ao beber chá de gengibre, ajuda a aliviar vários tipos de inflamações, principalmente aquelas relacionadas ao aparato ósseo-muscular, como a artrites, reumatismos e dores nas articulações.
Qualquer inchaço produzido por esses problemas pode ser reduzido tomando uma boa xícara dessa infusão.
ENJOOS
Os asiáticos já vem usando o chá de gengibre para aliviar as náuseas há muitos anos. Era recomendado aos marinheiros para evitar os enjoos no mar. Atualmente é usada também para aliviar mal-estares nos processos de quimioterapia em pacientes com câncer.
CIRCULAÇÃO
Melhorar a circulação sanguínea também é um dos fatores de benefício do chá de gengibre. Os compostos químicos da raiz ajudam a reduzir o colesterol ruim, evitando a formação de depósitos nas artérias, o que restringe o fluxo de sangue pelas veis, reduzindo a tensão nos músculos do coração.
PROBLEMAS E INCÔMODOS NA MENSTRUAÇÃO
Muitas mulheres quando estão nos seus dias de menstruação se queixam de vários mal-estares. Realmente é uma agonia passar por todo esse processo, mas o chá de gengibre tem ótimos benefícios para reduzir as dores menstruais e seus inconvenientes.
Também é recomendável que beba nas primeiras semanas de gestação para aliviar os enjoos dentro de alguns instantes.
CHÁ DE GENGIBRE PARA EMAGRECER
O chá de gengibre além de fazer-nos sentir aliviados de dores e enjoos, também tem propriedades termogênicas que nos ajudam a acelerar o metabolismo e queimar gorduras com maior rapidez.
Já provou alguma vez o chá de gengibre para esse propósito? Se não acredito que esteja pensando em fazê-lo. Sendo basicamente um remédio natural com muitas propriedades, tem uma mais que é perde peso de forma saudável.
Essa raiz agradável e de sabor apimentado é um perfeito aliado na hora de queimar gorduras e é um dos melhores anti-inflamatórios naturais que existem na natureza. Em primeiro lugar é importante que entenda que para baixar de peso não se limita somente à consumir o chá de gengibre durante vários dias. Jamais.
O chá de gengibre é um ótimo amigo que complemente a nossa dieta. É muito importante reduzir no dia a dia o excesso de gordura mas procurando comer de forma mais saudável preparando saladas frias ou a vapor e que não descuide das doses de proteínas, fibra e abundante água durante o dia.
Também é importante a pratica de exercícios com uma xícara de gengibre depois da comida. Poderá chegar ao teu peso ideal em 5 semanas. Lógico que requer um certo esforço e força de vontade, mas não duvide, vale a pena.
SABE O QUE SIGNIFICA
DIZER QUE UM ALIMENTO
É UM ÓTIMO TERMOGÊNICO?
O gengibre também ajuda a sentir satisfeito. Se pode contar as inúmeras vezes, após ao almoço, voltando a rotina de trabalho, em poucos minutos sentir um vazio insuportável no estômago. Então chegamos a conclusão nesse momento que estamos com FOME. A partir desse momento começamos a beliscar biscoitos, chocolates, etc.Significa que pode elevar nossa temperatura corporal, fazendo que consigamos ativar o metabolismo para queimar gordura. A raiz do gengibre é uma das plantas com melhores resultados na perda de peso de forma natural graças ao seu efeito termogênico.
Graças ao efeito supressor natural do apetite do gengibre, recomenda-se tomar uma xícara de chá de gengibre depois das refeições. Se você já se alimentou, não há motivos para seguir comento, o ideal é que se sinta satisfeito.
O gengibre ajuda a eliminar essa ansiedade por comer, o desejo por comer entre as horas.
O chá de gengibre é uma das bebidas naturais com as maiores propriedades antioxidantes. Através dele podemos eliminar todas as toxinas que nos deixam doentes e inflamam nosso corpo. Os órgãos funcionarão de forma mais adequada e a gordura é queimada com mais facilidade.
Além disso, ele é muito utilizado para queimar gorduras localizadas. Para ninguém é um segredo que o abdômen é uma das zonas do corpo onde mais se acumula gordura.
Ainda que exista múltiplas formas de evitar, são poucas as pessoas que fazem todo os esforços necessários para manter o corpo no peso ideal. O segredo para combater esse problema é ativar o metabolismo através da alimentação, exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis.
É muito importante depurar o corpo e estimular o bom funcionamento de órgãos como fígado, cuja função é a de processar gorduras e glicose. Remédios naturais podem contribuir muito para limpar o corpo e combater o excesso de peso.
A raiz de gengibre é um prodígio nesse sentido, além de ter um alto poder aromático tem inúmeras aplicações na gastronomia.
A forma mais comum é misturar-lo com outros ingredientes com propriedades similares e que ajudam a queimar gordura de forma natural e sadia, sem por sua vida em risco com remédios de alto risco.
Um exemplo, misturar com frutas que tenham alto índice de vitamina C. Essa vitamina reforça e potencializa os benefícios do gengibre para depurar o fígado e melhorar a digestão da gordura. Como resultado, obtemos um chá desintoxicante e diurético que nos serve como apoio para a dieta para queimar a gordura abdominal.
O chá de gengibre também tem seus efeitos secundários, assim que cuidado em não exagerar. Existem alguns efeitos pouco comuns, mas vale a pena conhecer:
- Pirose: Algumas pessoas podem sofrer de forte azia devido ao consumo excessivo de gengibre;
- Cálculos: Pessoas que sofrem com cálculos biliares ou com antecedentes de pedras na vesícula, podem sofrer um surto com o consumo de gengibre devido às suas propriedades;
- Aumento da pressão arterial: Tomado em grandes quantidade, o gengibre pode aumentar a pressão arterial devido às propriedades hipertensivas que possui.
- É recomendável conhecer bem as doses:
- Doses diária de gengibre fresco: de 3 a 10g;
- Doses diária de gengibre seco: Até 2g.
Pode-se fazer gengibre seco em pó ou em suco ao espremer a raiz. É recomendável de 1000 a 1500mg de gengibre em cápsula meia hora antes de viajar para evitar enjoos provocados pelos movimentos durante uma viagem.
Em enjoos e vômitos pós-operatórios utilizar de 1 a 2gr de gengibre em pó, detalhe, buscar orientação e indicação do médico que realizou a cirurgia para que ele confirme e permita o uso de gengibre.
PREPARAÇÃO
É muito simples preparar. O primeiro que fará será por para esquentar a água. Evite utilizar panelas de alumínio, pois o metal não conserva muito bem as propriedades das plantas medicinais, busque por outros tipos de matérias, como a argila.
Quando começar a ferver, coloque o gengibre e deixe cozinhando por 20 minutos. Passado esse tempo, apague o fogo e deixe repousar uns 10 minutos. Depois agregue o suco feito com meio limão. Mova bem e coloque a colher de mel. Tenho certeza que ficará delicioso!
Só existe essa opção com limão? Não, você também pode fazer com canela. O chá de gengibre com canela além de ter um preparo simples, também conta com incríveis benefícios e propriedades naturais. Se trata de uma bebida quente com um sabor apimentado e um aroma único pela canela.
COMO FAZER CHÁ DE GENGIBRE COM CANELA?
Ingredientes
- Gengibre (em pouca quantidade 20gr);
- Canela;
- ½ limão;
- 1 copo com água (200ml).
Em primeiro lugar, rale o gengibre e depois põe a água para ferver a adicione o gengibre ralado, a canela e deixe cozinhar tudo durante 10 minutos e fogo lento. Enquanto cozinha, lave o limão, corte na metade e só espremer uma parte em um copo ou outro recipiente. Apague o fogo e misture água quente com o suco de limão.
É necessário coar para tirar o gengibre ralado e a canela e sirva em uma xícara. É recomendável não beber muito quente. Se deseja, pode tomar até três xícaras desse chá durante o dia. É muito bom para ajudar a esquentar o corpo durante temporadas de muito frio, sendo considerada uma bebida do outono e inverno, porém pode ser consumida durante todo o ano.
Sabia que é necessário desintoxicar o fígado ao menos uma vez por ano? É um dos órgãos mais importantes que o nosso corpo possui e é encarregado de realizar múltiplas funções desintoxicantes e depurativas e que infelizmente é sempre afetado por determinados maus hábitos que influem na aparição do conhecido fígado gorduroso, como o excesso de peso e o consumo de álcool.
O chá de gengibre com canela tem substâncias que protegem as células hepáticas (hepatoprotetoras). Também é útil para cuidar da vesícula biliar, principalmente se for de cálculos na vesícula.
Não é recomendado o consumo desse chá à gestantes, crianças e pessoas que fazem o uso de fármacos anti-coagulantes, por exemplo a aspirina e heparina, pois pode potenciar seus efeitos.
VOCÊ CONHECE O HIBISCO?
Se não conhece, não sabe o que está perdendo. Entre os múltiplos benefícios do hibisco, podemos encontrar o melhoramento da circulação sanguínea, pois dilata as artérias. Suas flores podem ser consumidas em saladas ou misturando em alguma bebida.
O hibisco é uma planta típica de climas tropicais e subtropicais. Do gênero das herbáceas, todas com flores muito coloridas (rosa, amarelo, laranja, roxo, etc), cinco pétalas e uma espécie de “tubo” no centro onde ficam as sementes. Geralmente é consumida em bebidas e muito recomendada para casos de hipertensão.
Na verdade são vários os benefícios que o hibisco oferece ao organismo. Pessoas que sofrem de problemas de circulação e do coração podem tomar sem risco, quase não tem substâncias que excitam a corrente sanguínea.
Você também unir o hibisco com o chá de gengibre. No frio é ótimo tomar esses dois juntos, aumenta a sensação de calor. Coloque 250ml de água fervida numa xícara e adicione o hibisco, normalmente vem em um sachê típico de chá. Deixe repousar durante 7 minutos para que tenha um sabor mais acentuado.
É um chá desintoxicante e depurativo, purifica o organismo ajudando a eliminar os excessos tóxicos e líquidos, reforça as defesas, melhora o processo digestivo ativando glândulas, facilita a digestão de comida com muita gordura, reduz a quantidade gordura e colesterol ruim, sendo um ótimo acompanhante para um dieta de emagrecimento e atua estimulando o metabolismo do fígado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário